quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ser professor







Ser professor é muito mais que ditar. Somos nós que auxiliamos a construção do conhecimento dos alunos. Somos facilitadores do aprendizado e moldamos o conhecimento que ja têm.
O educador apaixonado por sua profissão não apenas "transmite conhecimento" uma vez que não o detém. O conhecimento está em todos nós professores, alunos, indivíduos. O conhecimento não se passa, transmite, ao contrário se multiplica, constrói. Quem esta de fato apaixonado por seus alunos pode sentir em seu íntimo a beleza de uma troca de experiências.
Cada rostinho de crinça, adolescente, idoso, tem sua história. Umas mais sofridas, mais alegres, mas todas singulares.
Em minhas experiências pude perceber o quanto é proveitoso estar em sala como educador, não apenas para proferir, mas para de fato educar. O calor, o entusiasmo no ato de ensinar nos recompensa inexplicavelmente.
A paixão e a conquista devem estar em sala. Apaixonar-se pelo que faz a medida que envolve os alunos é um dom. Não façamos apenas monólogos em sala de aula. Precisamos ser atores sim. atores da educação. Rir, sentir, viver... Mas atores que estão num cenário, numa história, um dialogo.
Tive o privilégio de estar com pessoas maravilhosas. Mestres fascinantes, homens, mulheres de coragem. Orgulho-me de minha historia, minha tragetória ainda distante do fim...

Tenho por objetivo maior ajudar o desempenho de professores, principalmente em formação, a construir suas metodologias através de experiências de outros professores.
Aos professores de história apaixonados por sua profissão dedico todo esse trabalho.

4 comentários:

  1. Que maravilha! Admiro muito a dedicação,a paixão e o orgulho que você tem por sua profissão.
    É muito bom saber que existe pessoas assim,apaixonadas pelo o que faz.Como você falou:Apaixonar-se pelo o que faz é um dom!E você ja nasceu com esse dom.
    Tenho muito orgulho de ter sido sua aluna,e oh,não é pra qualquer um não viu,ter uma professora maravilhosa como você xd.
    Posso dizer que eu tive a sorte de te encontrar no momento de minha formação educacional...hehe

    Eu te adoro Thathá!
    Você vai ser sempre uma professora maravilhosa,uma amiga,uma irmã...

    Te Amo

    Parabéns.!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tais... Eu sabia que os "acasos são propositais". Lembra do vestibular q deveria ser p/ Física..he he, não foi. Pq Deus sabia q vc seria uma ótima professora de história... Ajudndo aos outros a serem sujeitos da nossa história. Parabéns pela conquista, menina. Admiro esse seu jeito sério, sendo ainda tão novinha. O mundo está precisando de pessoas assim como vc. Olha, se cuida tá. Beijão, Lílian Rouse - sua colega de curso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. meu amor vc a cada dia q passa me encanta e balança muito meu S2 TE AMO d+ bb... todas as palavras ditas sei q sairam do seu coracao vc e especial a pessoa q eu mais amei na minha vida bjs e te amo bb fui princesa dark e qro passar o resto da minha vida com vc ass kinho
    e desejo aprender muitas coisa com vc fui BB

    ResponderExcluir